Anúncio

Excesso de eleitores em Belterra?


Ao analisarmos os dados da Justiça Eleitoral e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  sobre a cidade de Belterra, percebemos que os números apresentam, no mínimo, uma curiosidade sobre a possibilidade do número de eleitores de Belterra estar em excesso. 





Vamos à uma rápida e simples análise:

Segundo dados da  Justiça Eleitoral a cidade de Belterra tem 13.667 eleitores aptos a votar (Vejam as imagens abaixo).








Dados da Justiça eleitoral sobre a cidade de Belterra




Veja o detalhe da imagem acima de forma ampliada


No entanto, segundo o censo 2010 do IBGE, Belterra tem um total de 16.318 habitantes. Ora, nesse caso o número de eleitores equivale a 83,82% do total de habitantes.  Porém, ao analisar os dados do IBGE, percebemos que Belterra tem aproximadamente 5.682 habitantes abaixo de 14 anos - crianças e pré-adolescentes - , ou seja, habitantes estes, que não tem idade para possuir um título de eleitor (veja a tabela abaixo).














Dados do IBGE – Censo 2010


População residente - grupos de idade - 0 a 3 anos


1.411


Pessoas


População residente - grupos de idade - 4 ou 5 anos


695


Pessoas


População residente - grupos de idade - 6 anos


415


Pessoas


População residente - grupos de idade - 7 a 14 anos


3.161


Pessoas


Número de crianças e pré-adolescentes de Belterra


5.682


-







Esse número de crianças e pré-adolescentes equivale a 34.82% do número de habitantes. Neste caso, se somarmos os 34,82% (que é a porcentagem de habitantes abaixo de 14 anos ) + 83,82% (que é a porcentagem de eleitores do município) dará um resultado de 118,6%. Ora, se jogarmos  estes dados em uma regra de três simples - veja o cálculo abaixo - , veremos que neste caso, o número de habitantes deveria ser de aproximadamente 19.353 habitantes.


16.318   - 100%


X   -   118,6%


X =  19.353,148



Perceba, que neste caso não calculamos o número exato de habitantes com idade de 15 anos, pois o IBGE, em 2010 utilizou uma amostra da faixa etária de 15 até 17 anos. Com isto, preferimos destacar apenas pessoas abaixo de 14 anos. Ou seja, se descobríssemos o número de habitantes com 15 anos e o número dos que tem 16 anos mas ainda não tem título eleitoral, poderíamos ver uma uma divergência de dados bem maior. Agora, fazendo um cálculo simples, vamos somar o número de eleitores, 13.677,  mais os 5.682 habitantes com menos de 14 anos. O resultado é 19.359. Ora, veja que este número é bem maior que o número de habitantes, calculado pelo IBGE.



Em resumo, parece que os números de IBGE e do Tribunal Eleitoral divergem entre si. É claro, que não quero afirmar ou tirar conclusões precipitadas sobre o assunto. No entanto, estes números podem,  no mínimo, dar início a uma pesquisa para saber se Belterra não está com um número excessivo de eleitores ou se o número de habitantes foi calculado errado.



Diante dos números, que parecem divergir, deixo aqui algumas perguntas, que a princípio não tenho resposta, mas poderia servir como base para uma pesquisa, por quem de direito:




  • Será se tem eleitores de Santarém, Placas, Rurópolis ou de outras cidades votando em Belterra?

  • Ou, os dados do IBGE estão errados? 

  • Ou então, será se a população belterrense aumentou em mais de 18% deste o último censo do IBGE ( em 2010) até a data atual? 

  • Ou será, se esse número de eleitores ( possivelmente em excesso) se dá pelo fato, dos habitantes que saem de Belterra, não transferirem seus títulos para a cidade que se mudaram?


Não posso afirmar nada, só sei que isto, deveria ser objeto de uma pesquisa e/ou investigação ou até mesmo de uma revisão eleitoral - feita pelo Tribunal Regional Eleitoral - para que estes dados sejam esclarecidos. Afinal, estamos em ano eleitoral e estes números podem influenciar e muito para a escolha dos futuros representantes de nossa cidade. 

Postar um comentário

0 Comentários