Anúncio

Ocultando arquivos e pastas pelo prompt de comando - Arquivos em lotes




Talvez você sempre quiz esconder alguma pasta ou arquivo, para que ninguém veja. 





Existem vários programas que podem fazer isto, mas hoje, resolvi mostrar algo bem simples que quebra um galho quando estamos sem programas específicos em mãos. Para isso basta copiar o código abaixo, colar no Bloco de Notas - Notepad - do windows e salvar com qualquer nome, mas que tenha a terminação ".bat". Por exemplo, em nosso caso usamos o nome "Ocultando Arquivos.bat".








@ title OCUTANDO ARQUIVOS.bat


@ attrib +r +s +a +h /s /d "C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\Nova pasta"


@ exit





Entendendo melhor o código:

* A primeira linha - @ title - Cria um título, que aparecerá no alto da Janela de Comando; Qualquer palavra que você digitar depois da palavra "@ title", será o título. 


* Segunda linha - Attrib - é capaz de mudar os atributos de um arquivo ou pasta.


   +r  -- Coloca o atributo de somente leitura;   +s  -- Coloca o atributo de arquivo de sistema;
   +a  -- Atributo de leitura e gravação;


   +h  -- Coloca o atributo de Arquivo Oculto;


   /d  -- Processa todos arquivos que estão na pasta atual;


   /s  -- Coloca os mesmos atributos em todos os arquivos de todas as sub pastas.


   O endereço "C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\Nova pasta" é o local que está a pasta que nós queremos esconder. Neste caso a nossa pasta chama-se "Nova Pasta" e está no "Desktop", conforme você ver no final da linha . Agora digamos que sua pasta tenha o nome de  "Arquivos de teste" e está localizada na unidade "C:\", então a segunda linha ficaria assim:  


@ attrib +r +s +a +h /s /d "C:\Arquivos de teste"





Fácil não é?





* Terceira linda - É o comando de saída. Ou seja, ele ordena que o prompt de comando seja fechado, logo após os término dos comandos acima.





Após você ter salvo este aquivo, basta dar um click nele e a pasta escolhida - na segunda linha -  vai desaparecer da vista dos curiosos.





Para fazer o processo inverso, é só ir até a pasta em que você salvou este arquivo, clicar com o botão auxiliar e em seguida clicar em Editar, substituir todos os sinais de "+" pelo sinal "-". 


Então a segunda linha ficaria assim:


@ attrib -r -s -a -h /s /d "C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\Nova pasta"





Após fazer estas mudanças é só salvar o arquivo e pronto. Basta executar o arquivo novamente e sua pasta está visível novamente.





Gente, não é a melhor solução, mas quebra um galho e tanto. É também uma forma legal de usar os comandos do prompt de comando para uma boa causa. 







Ficou com alguma dúvida? Comente aí...

Postar um comentário

0 Comentários