Anúncio

E-mail do Yahoo e da Hotmail podem ser facilmente roubados

Ao abrir uma conta no YAHOO ou Hotmail, surge um extenso formulário para você preencher. O grande problema, é que naquele formulário existe a chamada "Reposta secreta". Ela foi criada por motivo de segurança, no entanto esta mesma pergunta, pode ser uma brecha para um expertinho roubar a sua conta. Como Hotmail e YAHOO usam um sistema parecido (de respostas secretas), vou usar como exemplo a Hotmail.
Digamos que alguém queira roubar sua conta então a primeira medida é pegar o seu email, por exemplo: fragilidade@hotmail.com. Para começar, ele vai até a página de login, ou mesmo o Windows live Messenger (MSN), lá coloca o seu e-mail (fragilidade@hotmail.com) e clica em “esqueceu sua senha?”, a Hotmail vai o enviar a página seguinte (figura 1):

Nesta janela basta colocar novamente o e-mail e digitar corretamente os caracteres que aparecerem na imagem. Em seguida aparecerá a seguinte janela(figura2):

Clicando na primeira opção “usar .. minha resposta secreta para verificar minha identidade”, aparecerá o seguinte (figura 3):

Nesta, basta colocar os dados: País, estado e CEP (conseguidos provavelmente no seu perfil do Orkut) e por fim responder a famosa resposta secreta. Caso alguém consiga acertar esta reposta, ele terá total acesso à sua conta e poderá até trocar de senha.
O grande problema aqui é que praticamente todas as respostas para essas perguntas podem ser encontradas no seu perfil no Orkut. A única que, talvez não esteja lá (no Orkut) é a chamada “resposta secreta”. No entanto, algumas perguntas são tão simples que dá pra acertar no chute, como por exemplo: “Onde nasceu minha mãe?”. E mesmo que a pessoa não saiba, é muito fácil para ela conseguir isto, batendo um papo com você pelo próprio MSN. É a chamada engenharia social.
A Hotmail, percebendo o perigo limitou a quantidade de vezes para responder à este formulário para apenas 3 vezes. Mesmo assim, ainda há muita chance de que alguém consiga roubar sua conta. Para evitar isto aqui vão algumas dicas:
Não coloquem no Orkut informações tais como: CEP e estado. Lembre-se o Orkut, é um local público.
Na hora de responder a resposta secreta, não responda a verdade. Por exemplo: Onde nasceu minha mãe? Possíveis respostas: Não lembro, Não vi, Não interessa etc...

Matérias relacionadas:

Postar um comentário

0 Comentários