Anúncio

Sites fazem varreduras por códigos maliciosos

Você recebeu uma mensagem com um link para uma piada imperdível ou um anexo com fotos reveladoras daquela modelo famosa e clicou sem medo de ser feliz. Agora está desconfiado de que algum malware infectou seu computador. Para piorar, você não tem como instalar um antivírus e precisa ter certeza de que a máquina está limpa. E aí? Senta na calçada e chora?
Calma. Você pode recorrer aos sites que varrem o computador em busca de vírus, cavalos de Tróia e outros códigos maliciosos. Grandes fabricantes, como Symantec e McAfee também oferecem serviços do gênero. Mas lembre-se: ter um antivírus instalado e atualizado é indispensável. Se a grana estiver curta, recorra aos programas gratuitos.

O McAfee Free Scam (http://br.mcafee.com/root/mfs/default.asp) e Symantec Security Check vasculham o micro, mas não eliminam ameaças, apenas indicam como fazê-lo. Como a maioria das ferramentas do tipo, instalam controles Active-X para funcionar.

A ferramenta da McAfee dá poucas opções, permitindo escolher entre examinar todo o HD, a pasta Meus Documentos, ou apenas arquivos do Windows. Já a solução da Symantec avalia a exposição do micro a piratas e a existência de cavalos de Tróia e vírus. Oferece relatório da checagem e guia de como interpretá-lo.

Ao contrário das concorrentes famosas, a ferramenta BitDefender (http://www.bitdefender.com/scan8/ie.html) não apenas localiza como também anula as ameaças. A configuração padrão averigua todo o HD, mas é possível escolher uma pasta.

Também checa a memória e os setores de boot. Por padrão, tenta apagar os códigos maliciosos que encontrar. Se não conseguir, apaga o arquivo. Isso também é configurável. Pode-se escolher receber um alerta antes de o arquivo ser apagado. Pede para enviar relatório ao fabricante.

O Panda Activescan (http://www.pandasoftware.com/activescan/activescan/ascan_2.asp ) também analisa e limpa os arquivos de vírus, spyware, worms e cavalos de Tróia. A varredura inclui arquivos compactados e e-mail. A ferramenta HouseCall, da Trend Micro (http://housecall65.trendmicro.com/) é outra que ataca o mal pela raiz e promete consertar vulnerabilidades, além de corrigir danos. Funciona em Active-X ou Java.Terra
Tópicos relacionados:

Infectados pelo vírus do Orkut
Spans respondem por 95% dos e-mails, diz pesquisa
Número de malware é recorede absoluto em 2007
Veja como evitar golpes na internet
Como deizar o PC mais seguro?
O cadeado do Orkut e a falsa sensação de privacidade

Postar um comentário

0 Comentários