Anúncio

Removemos o Vista, oferece loja nos Estados Unidos

Assim como muitos curiosos, eu fui um daqueles que tão logo surgiu o windows Vista, corri atrás para colocá-lo em meu PC. A versão que consegui foi a BUSINESS e meu PC apesar de ser um Pentium D de 2.8 GHz tinha apenas 512GB de memória. Se o Windows com memória sobrando já trava à cada cinco minutos, imagina com a pouca memória. A minha insistência fez com que eu começasse um pequeno upgrade do meu PC. Coloquei uma placa de vídeo da GEOFORCE de 128 MB, só para poder ter o novato efeito visual do vista, o aero. Aumentei a memória para 1 GB, mas nem assim o vista acelerou um pouco. Na hora de trabalhar com programas mais pesados, especialmente os de editar fotos e vídeos tinha que ter paciência se não travava tudo. Por fim, conclui que a aparência mais bonita, não justificava a quantidade de tempo perdido esperando que o computador se recuperasse de seus “apagões”. Mas nem tudo é espinho, pra muitos o windows vista está sendo ótimo, pois devido esse arrependimento de quem está usando o vista, surgiu um novo nicho no mercado, a remoção do sistema operacional. Como muitos computadores estão saindo de fábrica com o windows vista, já existe loja que está explorando o mercado de remover o windows vista para dar lugar ao veterano XP. O jornal americano Seattle Pot Inteligencer da semana passada exibe foto de uma loja de informática, em New Hampshire que se dedica a remover o windows vista dos computadores. Um cartaz em frente à loja informa "we remove Vista".
É difícil imaginar, quando o vista vai realmente conseguir conquistar estes usuários. Já que, apesar da interface do Vista ser mais atraente, o seu antecessor ainda é melhor em desempenho. O vista exige muito do PC, alguns dizem que pra explorar todo o potencial dele temos que ter no mínimo 2GB de memória, placa de vídeo, e processador de dois núcleos, isto significa que por enquanto o Vista vai andar bem longe da nova geração de mini portáteis que está saindo como eeePC e outros. Já existe até um movimento para prolongar a vida do XP.
Enquanto isso eu decidi que vou continuar usando o "velho XP", mas em um HD particionado com o Ubuntu. Afinal, o Linux vai consegui muito espaço com essa rejeição do Vista, um exemplo é que nos minis portáteis o Linux está vindo neles. A vida do XP, no meu PC vai depender especialmente da Adobe e da Corel, empresas desenvolvedoras do Photoshop e do CorelDraw, respectivamente. Visto que na hora que estas empresas disponibilizarem seus produtos com versão pra Linux, será a hora em que o Linux vai tomar fôlego em muitos PCs e o corpulento Vista é que se cuide.Ainda que, mesmo que a Corel e Adobe não coloquem seu produtos com versão pra Linux tenho certeza que um dia aparece um software livre para quebrar mais esse monopólio, tal qual o Linux quebrou do windows. Portanto, enquanto o Vista concorre contra o próprio irmão, o Linux vem conseguindo espaço, principalmente na nova geração de PCs e portáteis econômicos.

Postar um comentário

0 Comentários