Anúncio

Prefeitura de Santarém entrega novas Academias Públicas a população

As obras tem apoio do governo Federal através de emendas parlamentares do Deputado Federal Francisco Chapadinha.
A Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Esporte de Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou na quinta-feira (28), três academias públicas a população das grandes áreas da Prainha, Centro e Aeroporto Velho. As obras tem apoio do governo Federal através de emendas parlamentares do Deputado Federal Francisco Chapadinha.

As academias estão instaladas nas Praças Antonieta Dolores Teixeira e Barão de Santarém, conhecidas como Praça Júlia Passarinho e São Sebastião respectivamente, e ainda uma na Avenida Dr. Anysio Chaves, no bairro Aeroporto velho.

Cada academia conta com 14 equipamentos sendo: simuladores de caminhada, elípticos, bancos de abdominais, apoletes, barras de alongamento, leg press e pulley costas. Todos os aparelhos são de aço inox com resistência maior para o clima da região, evitando a ferrugem e os danos causados pelas chuvas e pelo suor.

O Prefeito Nélio Aguiar destacou que a entrega das Academias Públicas vai ampliar os espaços destinados às atividades físicas. E comentou sobre a importância de oferecer meios adequados, seguros e com qualidade contribuindo com a saúde da população. Ressaltou ainda que são compromissos resgatados com ajuda das emendas parlamentares do Deputado Federal Francisco Chapadinha. A execução da obra pela prefeitura e o complemento do projeto com recursos do tesouro municipal, por meio da aquisição de equipamentos de boa qualidade.

O prefeito também observou que a comunidade precisa assumir junto com o poder público a responsabilidade de cuidar, zelar e manter em bom estado de funcionamento as Academias Públicas, entendendo que não se trata de um bem do prefeito ou do deputado, mas de todos.

A exemplo das demais obras, os espaços também foram viabilizados com recursos provenientes dos impostos pagos pelo contribuinte e por isso, a comunidade precisa se sentir responsável pela preservação dos equipamentos. "Fala-se muito da corrupção que realmente precisa ser repelida, banida do meio da sociedade, assim como as mazelas sociais precisam ser combatidas, que também ocorrem com a destruição dos bens públicos. Em vez de se viabilizar recursos para construir novas academias, praças e escolas, vai-se reformar o que foi destruído, muitas vezes pela própria comunidade que é o maior interessado, e isso precisa mudar", sentenciou.

O prefeito Nélio Aguiar que também é médico lembrou que as pessoas ativas fisicamente podem conquistar melhor estado físico muscular e cardiorrespiratório; melhor saúde funcional e óssea; menor propensão a doenças coronárias, pressão alta, acidentes cerebrovasculares, diabetes, câncer e depressão; menor risco de cair e quebrar o quadril ou as vértebras e mais probabilidade de manter um bom peso.

O Deputado federal Francisco Chapadinha destacou que os recursos destinados aos locais são compromissos assumidos e que estão sendo honrados junto à comunidade. "Eu só peço que a comunidade cuide bem desse benefício, para usufruir em maior espaço de tempo e, com isso manter um instrumento de boa qualidade que contribuirá com a saúde das pessoas". Chapadinha disse ainda que com suas emendas parlamentares tem tentado atender a todos os municípios do estado do Pará, em especial os da região oeste, destinando maiores recursos para Santarém, em torno de 42 milhões de reais em investimentos.


O Deputado Estadual Hilton Aguiar também esteve participando das solenidades de entrega das três Academias Públicas e disse que a boa parceria com o Prefeito Nélio Aguiar e o Deputado Federal Chapadinha vem trazendo bons resultados aos municípios paraenses.

O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Daniel Simões afirmou que as obras fazem parte do Programa: Esporte e Grandes Eventos Esportivos, do Ministério dos Esportes com contrapartida do governo municipal. "Vamos continuar trabalhando na construção de mais três levando a vários bairros espaços para quem busca lazer e qualidade de vida", destacou.

Fonte: ASCOM da Prefeitura de Santarém