O "apito da caixa d'água" de Belterra está de volta. - Blog do Ronilson

Home Top Ad

Post Top Ad

sábado, 9 de junho de 2018

O "apito da caixa d'água" de Belterra está de volta.

Caixa D'água localizada na Estrada Um de Belterra. Foto de MX Fotografia
Na tarde de hoje (09/06/2018) os belterrenses puderam comemorar o retorno do "apito da caixa d'água". 

A sirene havia apresentado defeito e por isso foi retirada para manutenção. Segundo informações coletadas pelo Blog do Ronilson o conserto custaria cerca de R$ 600,00 porém dependeria de processo licitatório, o que levaria um certo tempo. Diante disto alguns belterrenses se prontificaram em consertar o equipamento. E assim foi feito, mediante um termo de cooperação. Sendo assim o conserto não causou nenhum ônus ao município. 

UM POUCO DA HISTÓRIA:
Para quem não conhece muito a cidade, existem duas caixas d'água como esta na cidade de Belterra (esta da foto é a maior). Segundo o blog Belterra do Tapajós essas caixas d'água tinham grande importância no combate aos incêndios nas plantações de seringueiras que haviam em Belterra. No alto da caixa d'água ficava um fiscal observando todas as quadras de seringueiras. Quando avistava algum incêndio ele avisava onde era o local através da potente sirene que atinge quilômetros de distância. Se era na quadra 2, a sirene era acionada duas vezes e, assim, os bombeiros se deslocavam até o lugar indicado.

O "apito da caixa", como muitos belterrenses se referem, tem horário certo para ser acionado, avisando os trabalhadores sobre a hora de entrada e saída, assim como era no tempo da administração da Companhia.

Atualmente este "apito" é algo simbólico e histórico e por isso é tão importante para os belterrenses.
Sirene vista do alto da caixa d'água. 

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Post Bottom Ad

Páginas