Belterra completou 84 anos. Afinal, temos algo a comemorar no presente ou sempre teremos que olhar para o passado distante? - Blog do Ronilson

Home Top Ad

Post Top Ad

sábado, 5 de maio de 2018

Belterra completou 84 anos. Afinal, temos algo a comemorar no presente ou sempre teremos que olhar para o passado distante?


Belterra completou 84 anos nesta semana, porém a discussão em torno do aniversário parece que irá durar mais algumas décadas. 

A discussão começou porque neste ano Belterra não teve a popular Gincana. Em vez disto a programação teve muito futebol e, conforme a reclamação de muitos, nem os clássicos do futebol belterrense entraram na programação. Daí começou uma discussão polarizada nas mídias sociais. Governistas e oposicionistas travaram um imenso debate em torno do assunto. 

Vendo toda esta discussão eu lembrei de alguns anos anteriores e se olharmos sempre tivemos algo naquele "presente" que tentou retirar nossos motivos para uma comemoração mais empolgante. Lembro de aniversário de 2014, de 2015 e outros. O de 2014 foi marcante, pois naquele ano drones voavam pelos céus de Belterra gravando imagens exuberantes - e na verdade Belterra tem muito a ser mostrado mesmo, pois temos uma cidade maravilhosa. O interessante foi que ao ver os drones nos céus um servidor exclamou: "Ué tem drone no céu de Belterra para filmar a gincana, mas, não tem dinheiro para pagar seus funcionários?". É realmente... naquele ano o funcionalismo amargava com seus salários atrasados, assim como ocorreu em vários outros anos.

Além do aniversário de 2014 poderíamos citar vários outros aniversários de Belterra, onde o presente - devido as atuações políticas - não era tão propício para comemorações. Porém, uma coisa é certa quem antes reclamava (naqueles anos passados) hoje não reclama mais e defende o governo (por mais que não concorde com certas coisas). Quem antes estava feliz com a situação, elogiando o governo, hoje critica fortemente o atual. Entenderam? Não existe um lado certo e um errado. O que existe é o lado que alguém está apoiando naquele momento, naquela ocasião. 

Neste ano realmente os salários estão em dias, porém o funcionalismo reclama de baixos de salários, de falta de condições para o exercício do trabalho. Pipocaram denúncias na SEMAT (e até então desconhecemos se houve qualquer PAD e a câmara deu um jeitinho de não prosseguir com uma CPI), surgiram denúncias na SEMTEPS e mais uma vez não houve investigação. Já ouve-se falar de altas gravações envolvendo (e/ou comprometendo gente graúda do governo) e etc. Até mesmo pessoas que apoiaram a atual gestão lá no início, já a criticam fortemente. Além do mais servidores reclamam de certas perseguições político-partidárias, tentativas de assédio moral. Outros servidores não veem com bons olhos a instalação das câmeras. Além disto é comum ouvirmos pessoas reclamando do preço da água, do fechamento do "areial" e etc. 

A verdade é que enquanto polarizamos nossas discussões entre o bem e o mau, entre a esquerda e a direita, entre "filhos da terra" e "forasteiros" a política continua, os acordos políticos (entre executivo e legislativo) continuam, as "pautas bombas" continuam sendo votadas nas surdinas, os vereadores aprovam seus 13º salários (enquanto os servidores viram seus salários diminuírem), engavetam investigações e por aí vai. A polarização não muda nada... essa é a verdade.

Precisamos sim discutir nosso futuro, precisamos sim buscarmos melhorias para Belterra, mas só conseguiremos fazer isso quanto pensarmos fora da caixa partidária, quando pensarmos para além dos nossos "heróis/padrinhos" políticos. 

Já pensou se todo este esforço (dos contrários e a favor da gincana), se toda essa massa que discute com tanto fervor este assunto (inclusive políticos) passasse a se concentrar para discutirmos melhorias de verdade para a nossa cidade? Se todo este esforço fosse utilizado para pedir mais transparência? Para acompanhar as ações dos vereadores? Se fosse utilizado para pedir informações pelo eSIC e etc?

A mudança virá, quando lembrarmos que oposição e governo deve existir apenas lá na câmara, apenas entre os políticos. A população precisa mesmo é estar unida buscando melhorias para nós (afinal eles - os políticos - em grande parte estão buscando apenas melhorias para eles próprios). 

Finalizo observando que você não precisa concordar com esta publicação. Você é livre para pensar! Afinal este artigo foi publicado exatamente com esta intenção. 

Por Ronilson Bezerra​ editor do Blog do Ronilson​.


Artigo publicado originalmente na fanpage do Blog do Ronilson. Confira-o e veja os comentários: 

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Post Bottom Ad

Páginas