Anúncio

Novos médicos são contratados para atender a grande área do Maracanã

A partir desta segunda-feira (16), a Unidade Básica de Saúde do Maracanã conta com mais dois médicos para atender a população daquela grande área. A apresentação dos novos médicos foi feita pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na tarde de sexta-feira (13).

Segundo o coordenador do Programa Mais Médicos da Semsa, Lauro Corrêa, a contratação dos novos médicos atende uma demanda natural, pois a população daquela grande área aumentou de forma consideravél. Os profissionais da saúde terão suporte de uma terceira equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) que também foi contratada.

Até então, a UBS contava com duas equipes de saúde da família, agora passa a atender com três equipes multiprofissionais composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, cobrindo a grande área do Maracanã. Cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, 4 mil pessoas, sendo a média recomendada de 3 mil pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.

A Saúde da Família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.
Fonte: Prefeitura de Santarém

Postar um comentário

0 Comentários