Mais de 9 mil alunos da zona urbana da rede municipal participam da Prova Brasil - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Mais de 9 mil alunos da zona urbana da rede municipal participam da Prova Brasil

Desde a última segunda-feira (23) até o dia 3 de novembro, alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais localizadas nas zonas urbana e rural de Santarém participam da aplicação da Prova Brasil. A avaliação consta de questões de língua portuguesa e matemática com o objetivo de avaliar a educação básica.

Na zona urbana, estão regularmente matriculados no 5º ano do ensino fundamental, 3.546 alunos, e no 9º ano, 1.452, perfazendo um total de 4.998 alunos. Já na zona rural, são 2.603 alunos do 5º anos e 1.899 no 9º ano, totalizando 4.502.

Não estão sendo avaliadas turmas multisseriadas, de correção de fluxo, de Educação Especial Exclusiva, de Educação de Jovens e Adultos e as escolas indígenas que não ensinam a língua portuguesa.

A Prova Brasil é uma avaliação censitária, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

Segundo a coordenadora da Prova Brasil nas escolas municipais da zona urbana, Rita de Cássia, apesar da ansiedade dos alunos, eles foram devidamente preparados pelos professores e o exame está sendo realizado sem problemas. "Graças a Deus está tudo calmo nas escolas que estão recebendo a aplicação da prova. Os aplicadores foram orientados e estão registrando todas as ocorrências em ata", frisou.

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho da Prova Brasil também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação.
 
Fonte: ASCOM/Prefeitura de Santarém

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Post Bottom Ad

Páginas