#‎Arduino‬ – utilizando o primeiro kit de robótica - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 31 de março de 2016

#‎Arduino‬ – utilizando o primeiro kit de robótica






Robô - montado com um kit da Modelix (com placa compatível com Arduino)


Em meados de 2014 eu tive a oportunidade de, pela primeira vez, trabalhar com a plataforma Arduino. Eu estava cursando a disciplina de “Eletricidade e Eletrônica Digital” no curso de Ciências da Computação e, eu e mais alguns colegas, recebemos a missão de programar um robô utilizando um Kit da Modelix (que usa uma placa compatível com o Arduino), que se locomovesse de um lugar para outro, desviando-se dos obstáculos.


Inicialmente foi um desafio, pois não conhecíamos a plataforma Arduino, mas aos poucos percebemos que é muito fácil encontrar tutoriais na Internet. No presente caso, tudo ficou um pouco mais fácil (por isto, pode ser interessante para iniciantes), pois usamos um Kit, então é muito fácil montar o chassi, bastando parafusar.



Na frente do robô utilizamos um sensor de luz (popularmente chamado de LDR), pois era o que tínhamos. Assim, o robô foi programado para detectar a diferença de luminosidade e a medida que ele chegava perto dos obstáculos, ele realizava o desvio. O resultado, você pode ver nesta GIF.


✔Veja como foi fácil. Clique no link a seguir e veja o esquemático e um vídeo mostrando o passo a passo neste link: http://is.gd/ObH56g


✔Quer saber mais sobre Arduino? Aguarde minhas próximas postagens.


* Esta é a terceira de uma série de postagens que farei nesta semana, devido a proximidade do Arduino Day 2016, que será no próximo dia 02/04.


** Por Ronilson Santos do www.ronilsonsb.blogspot.com com o apoio da loja @baudaeletronica ~ www.baudaeletronica.com




Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad