Você já parou para calcular o consumo de energia das árvores de natal("ecológicas") colocadas nas praças de Santarém? - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Você já parou para calcular o consumo de energia das árvores de natal("ecológicas") colocadas nas praças de Santarém?




Nesta foto, ainda não é possível ver as lâmpadas, pois a árvore ainda estava em processo de montagem


Neste ano a Prefeitura de Santarém resolveu inovar e colocou em quase todas as praças da cidade uma "árvore ecológica" feita com pneus usados. 





A ideia foi elogiada por uns e criticada por outros devido a estética da mesma. Mas, isto é o de menos. Prefiro pensar na parte ecológica da mesma, uma vez que em nota publicada no Blog do JK sobre as referidas árvores, a  mesma ratificou "o incentivo às práticas ambientais, em relação às árvores de natal." Mas, cá pra nós, você já parou pra calcular o consumo de energia destas árvores? 





Vamos lá:




Cada árvore tem 55 pneus, cada um com uma lâmpada incandescente de 60w


Cada árvore tem 10 pneus em sua base, com 10 camadas de altura, que calculados dar um total de 55 pneus. Em cada pneu há uma lâmpada incandescente (que conforme confirmado por nossa produção), cada uma tem potência de 60 Wats. Calculando que estas lâmpadas passam 10 horas acesas por noite e 30 noites por mês teremos um consumo de aproximadamente 990 Kwh/mês, conforme figura abaixo. 




Calculo realizado utilizando o simulador de consumo do site http://www.edpescelsa.com.br/


Só para você ter uma ideia, o consumo de uma dessas árvores é maior que o consumo de 6 geladeiras de 200w ligadas 24 horas por dias, durante o mês  inteiro. 





Veja que neste cálculo, não estamos levando em consideração os pisca-piscas que existem na árvore. Os cálculos foram baseados tão somente nas 55 lâmpadas incandescentes. 





Com um consumo dessa magnitude, será se realmente estas árvores são ecológicas?


Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad