Técnicos da UFOPA se reúnem para conhecer as propostas dos candidatos - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Técnicos da UFOPA se reúnem para conhecer as propostas dos candidatos



 Na tarde de hoje(07/11/2013) os técnicos se reuniram para ouvir as propostas dos candidatos à reitoria da UFOPA. Na oportunidade os candidatos responderam perguntas feitas pelos técnicos.





1 -  Na apresentação da sua chapa,  o professor Aldo  Queiroz falou ser completamente contra o assédio moral e prometeu apurar e punir qualquer um que cometa tal ato.  Por sua vez, a sua vice, professora Kátia, prometeu abrir o diálogo com o sindicato dos técnicos, caso a chapa Orgulho de Ser UFOPA seja eleita.  O professor Aldo ainda prometeu implantar as 30 horas semanais,  onde a lei permitir.  





2 -  A professora Raimunda,  na apresentação da sua chapa,  "Gestão Participativa com Excelência",  salientou que pretende valorizar o servidor e apurar os casos de assédio moral e punir os culpados.  Ao fazer uso da palavra, o professor Anselmo prometeu fazer uma gestão participativa e falou da necessidade da paridade em todos os órgãos da UFOPA.  





PASSANDO ÀS PERGUNTAS: Estas foram feitas pelos técnicos e serão sorteadas com uma comissão.  De sorte que os dois candidatos responderão todas as perguntas.  





1ª pergunta sobre : 30 HORAS 


O professor Anselmo,  vice da professora Raimunda, respondeu que as 30 horas serão efetivadas e que o estudo já realizado pelos técnicos, sobre a viabilidade das 30 horas,  será utilizado. 





O professor Aldo disse não ter entendido a proposta e disse que a lei só prevê a implantação de 30 horas onde tiver necessidade de fluxo contínuo,  e disse que fazer diferente é irresponsabilidade. 





2ª pergunta sobre : ESTATUTO DA UFOPA E A PARIDADE 


O professor Aldo disse ser favorável à paridade mas alegou que a legislação não permite e prometeu implantar caso haja alguma lei sobre este assunto.




A professora Raimunda,  disse que a paridade poderia ter sido implementada desde a administração Pro Tempore e afirmou que implantará a paridade no CONSUN caso seja eleita. 





3ª pergunta sobre : UFOPA NO HOTEL BOULEVARD 


A professora Raimunda disse que no plano da sua gestão,  não comprará o Hotel e que seu plano é utilizar o espaço do Campus Tapajós,  utilizando técnicas de construção mais rápidas e planejamento. 





O professor Aldo disse que o MEC já garantiu recursos para licitar a construção dos demais prédios da UFOPA. Prometeu alugar quanto for necessário para garantir espaço necessário para a UFOPA. 





4ª pergunta sobre : POR QUE OS CASOS DE ASSÉDIO MORAL NÃO FORAM INVESTIGADOS 


Para o professor Aldo "assédio moral na UFOPA é conversa de corredor" e disse que não existe nenhum processo denunciando assédio moral nesta instituição. Prometeu apurar e punir caso algum processo seja formalizado.  





A professora Raimunda disse que não existe processo devido o medo que os servidores tem de formalizar e após serem isto serem perseguidos.  E disse ter conhecimento de casos em que técnicos sofreram assédio e inclusive,  por este motivo,  foram prejudicados nos seus estágios probatórios. 





5ª pergunta sobre : SINFRA E VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES DAQUELE SETOR 


A professora Raimunda disse que em conversa com os servidores daquele setor,  soube que os servidores não são ouvidos em relação ao planejamento. Para ela,  o planejamento da UFOPA está à deriva. 





O professor Aldo disse que a SINFRA tem um papel importante e que o plano de valorização do servidor é para todos os servidores da instituição e não apenas para um setor. 





6ª pergunta sobre: PRO REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS.  


Infelizmente por motivo de força maior,  não pude ouvir o que candidato Aldo responderesta pergunta.  Portanto também não publicarei o que a professora Raimunda falou.  Peço desculpas.  





7ª pergunta sobre: ACESSO ÀS INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS


A professora Raimunda prometeu fortalecer a capacitação dos servidores que trabalham nesses setores e irá assegurar a segurança às informações. 





O professor Aldo disse que o CETIC,  já tem um plano de segurança dessas informações. 





8ª pergunta sobre: COMPATIBILIZAÇÃO DE HORÁRIO


O professor Aldo disse que tem o compromisso de flexibilização de carga horária onde for possível(onde houver necessidade de atividade contínua) e onde a lei permitir. 





A professora Raimunda falou que isto se resolveria com os ajustes no modelo acadêmico e com planejamento e readequação nos horários. 





9ª pergunta sobre: PLANO DE SAÚDE COMPLEMENTAR PARA OS TÉCNICOS 


A professora Raimunda disse que seu programa contempla plano de saúde complementar e até mesmo uma proposta de implementar sistemas de prevenção à problemas de saúde,  considerando a humanização do ambiente de trabalho.  Seu plano,  contempla espaços para prática de esportes e creches para os filhos dos servidores. 





O professor Aldo disse que a Universidade já tem um setor que cuida da qualidade de vida do servidor.  E prometeu verificar a possibilidade de que haja a  adesão de um único plano de saúde,  se assim for de interesse dos servidores.  E também planeja construir uma área de convivência para os servidores. 





10ª pergunta sobre: POLÍTICA PARA ATRIBUIÇÃO DE FG


O professor Aldo falou que todos os que exercem atualmente uma Função Gratificada,  exerce por suas competências e conhecimento.  E continuará fazendo do mesmo jeito. 





A professora Raimunda falou que pretende fazer a democratização de alguns cargos para que sejam indicados e eleitos por seus setores.  Falou ainda da necessidade da competência e mérito para a atribuição de FG. 





CONSIDERAÇÕES FINAIS: 


A professora Raimunda aproveitou para defender seu plano de gestão democrática e com excelência.  Valorizando a democracia,  ética e transparência. 





O professor Aldo aproveitou para defender mais uma vez suas propostas.



CONSIDERAÇÕES FINAIS DA MESA ORGANIZADORA:

No final o técnico Walter ressaltou que já houve sim assédio moral na UFOPA e que colegas técnicos, grevistas, foram afetados em seus estágios probatórios por este motivo. Falou também que as 30 horas sempre estará na pauta de reivindicações dos técnicos, não importante qual chapa vença. Partidários Pro Aldo não gostaram da afirmação do colega Walter sobre o Assédio Moral... Enfim, chegamos ao final da sessão de perguntas e ponto final. Até a próxima.




* A ordem de resposta foi decida por sorteio.  


** A postagem aqui escrita trata-se apenas de um resumo digitado na hora do debate por este blogueiro,  que também é acadêmico e servidor da UFOPA.



Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad