A banda, a lua e os deficientes mentais na Orla de Santarém - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 26 de julho de 2013

A banda, a lua e os deficientes mentais na Orla de Santarém


Por Hemenegildo Júnior*




Ontem estive na orla; na verdade Lara e eu. Noite muito agradável: Caminhada pra aquecer, Agatha Christie sendo devorada pela Lara, banda sinfônica da Polícia Militar, linda lua ao fundo.



A banda tocou de Garota Veneno a Esse Cara Sou Eu, passando por Perfume de Gardênia e Em Plena Lua de Mel. Muito agradável mesmo. Com apenas uma ressalva: Quatro pessoas doentes mentais que de tempo em tempo chamavam mais atenção do que a banda e a lua. Dois deles (mulheres) dançavam alegremente, uma só de sutiã e outra se insinuando e tentando beijar os músicos; um estirado no chão com os braços abertos que me lembrou Jesus Cristo; e outro que, chegando atrasado para o evento, dançava com um pedaço de pau na mão como se estivesse desafiando alguém. 





É incrível como a música atravessa a mente e faz bailar sem distinção. Contudo, o clima ficou tenso. As pessoas sentiram-se inseguras e não houve bis. Pensei aí no óbvio: A classe política tem que enxergar isso e fazer alguma coisa. Uma casa de abrigo, um albergue, uma equipe para amparar essa gente. Qualquer governo se diz governar para o povo. Esse povo é o que mais precisa de ajuda; na verdade, esse povo é o que mais precisa de tudo. Sem família, sem amparo, apenas com a fome, a bebida e a música que ali tocava.



Não é de hoje essa reclamação. Já li muita matéria falando sobre. Não falo de panos quentes, não falo de esconder o problema, fingir que não existem; falo de ajuda e segurança, falo de atenção e amparo. Com tanto dinheiro sendo gasto aí com Araketu, Ivete e KLB, tem que “sobrar” alguma soma para o que realmente é importante. Com o papa aqui no Brasil e tanto jovem aí rindo à toa, tem que “sobrar” alguma caridade na mente desses católicos. Com tanto evento magno rolando por aí, há de sobrar a magnitude do acolhimento. Mas não fiquemos apenas com a parte desumana da noite. Fiquemos também com a banda, com a lua, com orla e a companhia da Lara em Santarém.



* Postado pelo autor na rede social Facebook.


Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad