Manifestantes interditam CFI e reitoria alega que está havendo truculência por parte dos "piqueteiros" - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 23 de abril de 2013

Manifestantes interditam CFI e reitoria alega que está havendo truculência por parte dos "piqueteiros"




Manifestantes passaram o dia interditando o acesso ao CFI. 


Na manhã de hoje(23) alguns acadêmicos e professores interditaram mais uma vez a Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Desta vez, o movimento aconteceu no Campus Amazônia (situado no Hotel Boulevard). 








Manifestantes usaram cadeiras para fazer uma

 "barricada" em um dos acessos. 

Os manifestantes bloquearam a entrada do Centro de Formação Interdisciplinar - CFI, realizaram "apitaço", gritaram palavras de ordem e impediram a entrada de alunos, docentes e técnicos. Entre as várias reivindicações estão a saída do reitor Seixas Lourenço e a aprovação do Estatuto da UFOPA. No entanto, em nota a Universidade alega que até o presente momento o movimento ainda não entregou nenhuma pauta de reivindicação à reitoria. 





Esta é a  quarta manifestação que acontece na UFOPA em manos de dez dias. Na primeira vez os manifestantes interditaram o Instituto de Ciências da Sociedade - ICS, depois, o Campus Tapajós, os indígenas também realizaram um protesto e agora foi a vez do CFI. 





Apesar de grande parte dos alunos, docentes e técnicos estarem ansiosos por melhorias, as manifestações dividem opiniões, principalmente quanto à tática de bloqueio (conhecida popularmente por piquete) utilizada pelos manifestantes. 





Na tarde de hoje, a UFOPA divulgou uma nota sobre a referida manifestação, a qual transcrevo a seguir.
















Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica e à sociedade















Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA




Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica e à sociedade





A Reitoria da UFOPA vem a público esclarecer sobre a tentativa de interrupção das aulas, neste dia 23 de abril de 2013, no Campus Amazônia.


Visando dar efetividade ao diálogo que foi aberto entre a Administração da UFOPA e a Direção do Diretório Central dos Estudantes – DCE desta Universidade, está sendo aguardada, até hoje, a entrega da pauta de reivindicações da representação estudantil, resultante do acordo na última reunião, de iniciativa da Reitoria, no dia 18 de abril passado. Foi então firmado o acordo para a entrega desta pauta na segunda feira seguinte, dia 22 passado. A pauta não foi entregue até a presente data.


No entanto, intempestivamente, algumas pessoas, que se identificam como alunos, posicionaram-se no interior das instalações do Campus Amazônia, desligando a energia e tentando impedir a entrada das pessoas, incluindo professores, servidores técnicos e os estudantes, prejudicando parte das aulas em algumas turmas. Os piqueteiros usaram de truculência no sentido de impedir a entrada das pessoas no prédio.


O pedido de audiência com o reitor da UFOPA foi aceito, ficando acordado com o DCE para após a análise da pauta de reivindicações a ser entregue. Portanto, não cabe tal invasão e desrespeito ao direito de ir e vir dos cidadãos de nossa sociedade, fundamento dos princípios democráticos.


A Reitoria da UFOPA reitera sua disposição de receber a Direção do DCE, como representação estudantil, conforme o acordo firmado, aguardando a entrega da pauta para análise.


Santarém, 23 de abril de 2013


Professor Doutor José Seixas Lourenço


Reitor Pro Tempore da UFOPA

Fonte: Blog do Ronilson / A nota de esclarecimento foi publicada no site oficial da UFOPA. 





Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad