Após manifestações, reitor da UFOPA recebe estudantes indígenas - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Após manifestações, reitor da UFOPA recebe estudantes indígenas


Do Portal da UFOPA: 




O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), José Seixas Lourenço, recebeu em audiência, no final da tarde desta quarta-feira, 24, os integrantes da Coordenação Provisória dos Acadêmicos Indígenas da UFOPA, liderados pelo estudante Poró Borari (ICED/UFOPA/2010). Eles explicaram ao reitor os onze pontos do ofício 002/2013, no qual solicitam melhorias nas condições de permanência na universidade. “Estamos aqui para de uma maneira organizada tentar melhorar as nossas condições de aprendizagem na universidade”, afirmou o líder indígena. Para Auricélia Arapiuns, não basta ter acesso à universidade por meio de garantia de processo seletivo diferenciado. “Precisamos de apoio para garantir a nossa permanência até a conclusão dos nossos estudos”. Ao todo, seis alunos de diversas etnias da região Oeste do Pará participaram da audiência com o reitor.





José Seixas Lourenço elogiou a atitude dos indígenas em se organizar e defender a sua permanência na universidade. “Nós nos propusemos a adotar, de livre e espontânea vontade, nesta universidade, políticas afirmativas; por isso, acreditamos que temos o dever de empreender esforços para a manutenção dessas políticas”. Ele ouviu atentamente as explicações dos indígenas e, a cada tópico, foram apresentadas soluções para os pedidos.






 No documento apresentado ao reitor e intitulado “Reivindicações dos estudantes indígenas”, constam onze solicitações, das quais a maioria já foi atendida pela Administração Superior da Universidade. Entre as solicitações, a de monitores para auxiliar nas atividades de ensino, a manutenção de bolsa-auxílio, bem como a garantia de pagamento até o dia 15 de cada mês, a garantia de representação na comissão do processo seletivo diferenciado e, principalmente, a garantia de manutenção do Processo Seletivo Especial (PSE Indígena). Para a próxima terça-feira, 30, às 16h30, está marcada nova reunião, na qual a Reitoria irá entregar aos alunos indígenas documento com as decisões tomadas na reunião. Na ocasião, o reitor responderá a outros questionamentos feitos pelos indígenas.





Durante a audiência, os alunos foram informados sobre encontro do reitor com o assessor do Ministério da Educação e ex-presidente da Funai, Márcio Meira, que está sensibilizado com a questão dos indígenas da UFOPA. “Relatei a ele sobre as solicitações e ele ficou de, ainda nesta semana, nos apresentar respostas.”





Também estiveram presentes na audiência os pró-reitores de Planejamento (PROPLAN), Aldo Queiroz; de Ensino de Graduação (PROEN), José de Oliveira Aquino; de Cultura, Comunidade e Extensão (PROCCE), Cláudio Scliar; os professores Itamar Paulino (CFI) e Roberto do Nascimento Paiva, coordenador de Ensino do CFI; e o diretor de Interiorização, Sérgio Almeida. (Lenne Santos - Comunicação/UFOPA) 





Veja também:

Indígenas realizam manifestação na UFOPA
Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad