Construção da creche na Praça Brasil deixa belterrenses em dúvida quanto ao IPHAN - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Construção da creche na Praça Brasil deixa belterrenses em dúvida quanto ao IPHAN


Do leitor Frank Pantoja, sobre a postagem "Em nota, Prefeitura de Belterra afirma que o Iphan autorizou a construção da creche" publicada ontem(06) aqui neste blog:




Construção da creche na Praça Brasil. Foto arquivo do Blog do Ronilson




Quem pede (procedência) a construção da creche é a Prefeitura Municipal, que deveria ser a primeira, através do prefeito Geraldo Pastana, a proteger a área da Praça Brasil, isso mostra a falta de sensibilidade com a história de nossa terra.





O endereço do bem diz: Entre a Praça Brasil e o Estádio Municipal, outro equívoco, historicamente o campo de futebol é chamado Campo da Praça Brasil e toda sociedade sabe disso e o prefeito sabe disso;





1. O artigo 17 desse infeliz documento diz: “As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas  nem, sem prévia autorização especial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ser reparadas, pintadas ou restauradas, sob a pena de multa de cinquenta por cento do dano causado”. Quer dizer que a construção de uma creche que fere a área de um espaço historicamente conhecido como Praça Brasil não é mutilar patrimônio, senhores do IPHAN, com todo respeito esse procedimento é uma vergonha para todos os que pensaram que vocês iriam vir pra Belterra ajudar a manter nosso patrimônio histórico, e pergunto o que foi de positivo que o IPHAN, através de seus representantes, cito a Prof. Terezinha Amorim, uma historiadora e representante local executaram de bom para o município?





Nossa escola Santo Antonio e outros prédios históricos estão se degradando a cada dia e caindo aos pedaços e vocês(IPHAN) nunca se manifestaram ou acionaram a prefeitura para realizar alguma iniciativa e nem a prefeitura nunca sinalizou interesse.





2. O artigo 18 diz: "Sem a prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que lhe impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anúncios ou cartazes, sob a pena de ser mandada destruir a obra ou retirar o objeto, impondo-se neste caso multa de cinquenta por cento do valor do mesmo objeto". Pergunto: e o IPHAN quanto irá pagar por isso? Nossa legislação municipal foi desrespeitada, tanto o Plano Diretor como a Lei 05 de 2010, e o IPHAN está assinando um documento que ajuda a prefeitura a continuar nessa ilegalidade, um desrespeito a nossas capacidades por parte de quem deveria proteger nossos espaços históricos. Outro detalhe, ainda que erroneamente, a Praça Brasil fosse considerada apenas o quadrante onde existem as calçadas, ainda assim, a construção comprovadamente reduz e impede a visibilidade de todas as pessoas que estarão passando pela Rua Viveiro III e aquelas que estarão circulando pela Rua Felisberto Camargo. Quem do IPHAN fez esta vistoria para autorizar tal obra? Senhores do IPHAN, se manifestem por favor queremos, todos, entender porque tantos erros que ficarão marcados na nossa história, infelizmente.





Fico pensando enquanto temos tantos belterrenses e amigos querendo fazer alguma coisa para desenvolver atividades de turismo histórico a instituição que deveria nos ajudar compromete nossas estruturas, compromete um dos principais setores a ser trabalhado para gerar empregos e renda para em nosso município e oportunidades de trabalho para nossa gente.





Queremos sim a creche, mas em outro local, e espaço em Belterra não é problema.





Que deus ilumine nossos representantes e que o IPHAN-Belém, venha até Belterra, venham ver de perto o que estão fazendo ou deixando de fazer!! Eu e Prof. João Rocha assinamos o documento que impediu a construção até agora..mas como citei anteriormente fomos surpreendidos por quem deveria proteger nosso patrimônio..Vamos em frente...Somos Brasileiros .. NOSSA TERRA MERECE RESPEITO, NOSSA GENTE MERECE RESPEITO.


Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad