Sistema PesqEle: Veja como consultar se uma pesquisa eleitoral é registrada ou não. - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sistema PesqEle: Veja como consultar se uma pesquisa eleitoral é registrada ou não.



Após publicarmos uma pesquisa eleitoral ontem(18), recebemos diversas ligações, e-mails, SMS e etc perguntando se a pesquisa era registrada ou não. Percebemos que a maioria das pessoas ainda não sabem utilizar o Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), diante disto, resolvemos fazer um pequeno tutorial para que os leitores destes blog, possam consultar diretamente no sistema sempre que tiverem interesse em saber se existe pesquisa registrada para o seu município ou não.





Primeiro vamos saber onde encontrar o link do PesqEle:


  1. Acesse o site do TSE, clique no menu Eleições e escolha a opção Eleições 2012. 

  2. Na página que abrir procure pelo link "Pesquisas eleitorais - Registro e disponibilização de pesquisas de opinião pública sobre pleito e candidatos." e clique sobre ele e espere a página carregar;

  3. Na página que abriu, observe que abaixo da frase "Pesquisas eleitorais - Eleições 2012" tem um link chamadado "Sistema PesqEle", clique sobre ele e espere carregar;

  4. Nesta página encontramos três links referentes ao Sistema PesqEle, como no nosso caso estamos ensinando consultar pesquisas registradas, então clique no link: Consulta às Pesquisas Registradas e espere a página abrir.




Os passos acima, foram apenas para mostrar onde encontrar o Sistema de busca de PesqEle. Caso queira ir direito para a página de pesquisa do PesqEle é só clicar no link a seguir: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/consultaPublica.action






Feito isto, aparecerá uma página, semelhante a imagem a seguir:




Passo a passo do Sistema PesqEle - Blog do Ronilson





VAMOS AO PASSO A PASSO, de acordo com a imagem acima:




  1. SETA 1: Bem, o primeiro passo é clicar no link mostrado anteriormente, ou seguir todos os 4 passos mostrados no início desta postagem. Em último caso, você pode digitar manualmente o link conforme o da imagem.

  2. SETA 2: Neste local só tem uma opção mesmo: Eleições Municipais 2012, clique sobre ela;

  3. Caso você tenha informação sobre o nome da empresa que fez a pesquisa, encontre o nome da mesma no campo "Empresa contratada", caso não saiba é só ir até a Seta 3;

  4. SETA 3: Escolha o estado, a qual pertence o município que você deseja pesquisar;

  5. SETA 4: Escolha o nome do município que você quer pesquisar( no nosso caso, o nosso município é Belterra);

  6. Na parte de baixo do formulário você pode informar o período do registro, pode marcar as opções vereadores ou prefeito ( ou seja, você pode detalhar se quer pesquisas apenas para prefeito ou vereador)... eu prefiro não marcar estas opções, assim encontramos todas as pesquisas referente a nossa cidade. 

  7. SETA 5: Ao clicar em CONSULTAR, evidentemente a consulta começa a ser realizada. 



COMO ANALISAR OS RESULTADOS ENCONTRADOS:


Suponhamos que após seguir os passos acima, você encontrou 3 resultados pesquisas ( para entender melhor veja a imagem a seguir:)




Este é o resultado da consulta referente ao município de Santarém - Consulta realizada em 18/09/2012


Veja que tudo é bem claro:


Na coluna protocolo, é claro, você encontra o número do protocolo da pesquisa, você encontra também o nome da empresa contratada para fazer a pesquisa e a data do registro. 





Na coluna ações você encontra dois links, é só passar o mouse sobre eles que aparece uma explicação sobre a função deles, mesmo assim vamos esclarecer:




  • Ao clicar sobre o link da esquerda, você verá todos os dados da pesquisa, tais como: Quem contratou a pesquisa, qual a data do início e o final da mesma, quantas pessoas serão pesquisadas, metodologia, questionário a ser aplicado e etc...

  • Ao clicar sobre o link da direita você verá o edital da pesquisa, emitido pelo TRE após a pesquisa ser registrada.



Enfim, o Blog do Ronilson espera ter colaborado com você. Fique a vontade para comentar e dar também a sua contribuição de conhecimento sobre este assunto.



2 comentários:

  1. Muito boa a explicaçao, so nao consigo ver o resultado dessas pesquisas, encontrei as pesquisas de Eldorado do Carajas, mais como encontro os resultados dessas perquisas?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, infelizmente este sistema ainda não publica o resultado.

    Como blogueiro eu faço o seguinte:
    Vejo se tem pesquisa para o meu município, vejo qual empresa vai realizar a pesquisa e quem encomendou. Em geral, se quem encomendou for uma emissora de TV, Blog ou Jornal Impresso, é só ficar de olho no site (ou na edição do jornal impresso)que com certeza eles publicarão o resultado.
    Caso seja uma pessoa jurídica que tenha encomendado, ou mesmo a própria empresa, eu envio um e-mail para empresa perguntando quem vai publicar o resultado e peço, que se possível, me enviem o resultado para que eu publique também.

    Espero ter esclarecido. Obrigado por sua participação neste blog.

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad