Candidatos a prefeito participam de ciclo de entrevistas na UFOPA - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Candidatos a prefeito participam de ciclo de entrevistas na UFOPA






A comunidade acadêmica da UFOPA participou, na noite da última quinta-feira, 27 de setembro, de um ciclo de entrevistas aos candidatos à Prefeitura Municipal de Santarém, ocorrido no Auditório do Campus Tapajós. O evento, inédito na universidade, foi uma iniciativa do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional (PCEDR), do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), responsável pelos cursos de Ciências Econômicas e de Planejamento e Desenvolvimento Regional da instituição.





Compareceram à entrevista os candidatos: José Maria Tapajós (PMDB), da coligação "Com o Povo"; Lucineide Pinheiro (PT), da coligação "Para Santarém Seguir Mudando"; Márcio Pinto (PSOL), da coligação "Dá pra Ser do Jeito Certo"; e Rubson Santana (PSC), da coligação "Acorda Santarém: Mudança Já". O candidato Alexandre Von (PSDB), da coligação "Santarém Sustentável", enviou uma carta informando que não poderia comparecer devido a compromissos assumidos anteriormente ao convite. O evento foi aberto pelo vice-reitor da UFOPA, Prof. Dr. Clodoaldo dos Santos, e teve a apresentação do Prof. Sandro Leão e a mediação do Prof. Eneias Barbosa Guedes, ambos do ICS.





Após a apresentação de cada candidato, a entrevista foi realizada em 3 blocos de perguntas. No primeiro, as questões haviam sido pré-elaboradas por alunos do PCEDR, abordando temas relacionados a desenvolvimento e economia regional, tais como: propostas para garantir que o mercado de trabalho absorva a mão de obra formada pela UFOPA nos próximos anos, políticas voltadas à agricultura familiar, infraestrutura logística para garantir a produção de alimentos e projetos de turismo sustentável. Cada candidato teve 3 minutos para responder.





O segundo e o terceiro blocos foram reservados para perguntas do público, em especial da comunidade acadêmica. Todas as perguntas eram assinadas ou feitas pessoalmente, podendo ser direcionadas a um candidato específico ou a todos eles – neste último caso, eram respondidas pelos candidatos por ordem definida em sorteio. Os assuntos abordados foram: transporte público e segurança no Campus Tapajós, valorização de servidores públicos, infraestrutura urbana para áreas de invasão, políticas de educação para a população rural e limpeza pública. Após essa etapa, os candidatos tiveram mais 3 minutos, cada um, para as considerações finais.





A coordenadora do PCEDR, Profa. Izaura Nunes, afirma que a experiência de promover um evento como este pela primeira vez foi além das expectativas: "O programa parte do princípio de que temos que formar pessoas no município com essa perspectiva: gestores e planejadores. Dentro desse contexto político, a universidade tem que participar de alguma forma. Então por que não organizar um ciclo de entrevistas com os candidatos e, ao mesmo tempo, fazer com que os nossos alunos exercitem um pouco a teoria que vem sendo discutida em sala de aula? Foi um momento de aliar teoria e prática para que eles comecem a se posicionar diante de situações como esta e possam ter a sensibilidade de filtrar propostas".





Uma das alunas do programa do ICS, Laíze Caroline Sá, foi autora de uma das perguntas sorteadas. "Achei uma iniciativa muito boa e proveitosa, apesar de, infelizmente, não dar tempo de fazer todas as perguntas que queríamos. Nós, alunos, quando chegamos na universidade, começamos a pensar diferente, sobre crescimento, sobre desenvolvimento. Temos que escolher um líder que vá se preocupar tanto com nosso futuro profissional quanto com a população em geral", disse. Adriano Pedroso, aluno do Programa de Matemática da UFOPA, também avaliou de forma positiva a realização do evento e diz que a universidade deve ter uma relação mais direta com a sociedade, a partir de iniciativas como essa: "É muito louvável que a comunidade acadêmica esteja fazendo uma discussão desse nível. É um espaço muito bom, já que a universidade deve estar inserida na discussão que rodeia a comunidade santarena como um todo".



Por Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad