BOPE passará a usar aviões não tripulados - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 24 de julho de 2012

BOPE passará a usar aviões não tripulados




Bope receberá três avião não tripulados para operações táticas no Rio de Janeiro / Foto: SETC/ Divulgação


O governo do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira imagens dos Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) que serão usados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) em ações táticas na capital do Estado. No total, a divisão de elite da Polícia Militar fluminense terá três miniaviões, projetados por engenheiros do Instituto Militar de Engenharia (IME). Além dos três aparelhos do Bope, os engenheiros construíram mais um para a Defesa Civil, um para a Artilharia Antiaérea do Exército e um para o IME continuar o desenvolvimento do projeto.






Os modelos têm um zoom ótico capaz de filmar uma placa de carro, por exemplo, a cerca de 500 m de altura. Além disso, graças ao seu tamanho reduzido, o Vant já não pode mais ser visto a 100 m de altura, o que impede que seja alvejado por arma de fogo e destruído.





Os modelos são destinados à área de vigilância, segurança e sensoriamento remoto. De acordo com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), o uso destes veículos já demonstrou grande utilidade no monitoramento do contrabando de armas, tráfico de drogas, atuação de grupos armados em fronteiras, crime organizado em favelas, produção de mapas cartográficos digitais e na segurança em estádios e em grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.





Futuros operadores dos Vants, policiais militares e bombeiros receberão treinamento técnico do IME e aulas de pilotagem. Segundo a SECT, o governo do Estado investiu R$ 180 mil no projeto de desenvolvimento destes miniaviões.





Fonte: Terra

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad