Anúncio

[ BELTERRA ] Dilma Serrão se despede da secretaria no momento em que Belterra está no auge das inaugurações





Dilma Serrão e Geraldo Pastana




Lula e Dilma Rousseff

Eu sempre defendi que só deveriam acontecer eleições no Brasil de quatro em quatro anos, para evitar a troca de favores entre políticos estaduais, federais e municipais. No entanto, diante dos fatos que acontecem no período pré-campanha eleitoral, percebi que minhas convicções podem está completamente erradas. Então, quem sabe a partir de hoje eu passe a defender eleições anuais...






Uma das razões para isto, é que tive uma sensação que em ano eleitoral aparecem mais obras. Quem não lembra da quantidade de obras que Lula, na companhia da Dilma Rousseff, inaugurou no ano de 2010?  Ou até mesmo, quem não lembra da quantidade de asfalto que Belterra recebeu em 2010? Talvez seja coincidência, mas a cidade de Belterra está vivendo em um rítimo tão frenético de obras e inaugurações que acho que a cidade estará mais preparada para a copa de 2014 do que o Rio de Janeiro. 





Segundo o Blog da Mônica de Almeida, que é assessora de imprensa da Prefeitura de Belterra, durante o governo do prefeito Geraldo Pastana – em 7 anos – ele “inaugurou 54 salas de aula e até maio desta ano serão 78 (setenta e oito) salas de aula”, numa alusão aos 78 anos da cidade. Ou seja, fazendo os cálculos o prefeito deve inaugurar 24 salas de aula. Trocando em miúdos, se todo ano – tivesse eleição, opa, não era isso que ia escrever – e o prefeito tivesse inaugurado este mesmo número de salas anualmente, em sete anos ele teria inaugurado 168 salas. Com mais estas 24 ele completaria 192. 





Vejam bem, só neste ano o prefeito deverá inaugurar 42% do total de salas de aula que ele inaugurou em 7 anos. Além destas, outras inaugurações estão previstas para os próximos dias, inclusive o campo da Praça Brasil que deverá ser inaugurado em maio com direito à alambrado e mureta – a ponto de alguns belterrenses estarem até chamando de estádio. 





Só no último sábado (07/04/2011) o prefeito Geraldo Pastana entregou a ampliação da escola Darcy Vargas na estrada oito e a tarde entregou a ampliação da escola Santo Antônio. 





A ampliação da Escola Santo Anônio é "inaugurada" e Dilma Serrão deixa a Secretaria de Educação




"Nova" escola Santo Antônio - Foto de Ronilson Santos


A inauguração da escola Santo Antônio era aguardada com ansiedade, até porque, fontes próximas ao governo divulgaram por SMS para vários belterrenses que durante a inauguração a secretária de educação Dilma Serrão estaria se afastando do cargo  - a chamada desincompatibilização de cargo - devido a mesma ser pré-candidata à prefeita pelo Partido dos Trabalhadores - PT.





 A antiga escola Santo Antônio continuava lá, com paredes caindo, tábuas podres, aguardando ser restaurada antes que o um temporal a derrube, mas isto era o de menos... O destaque mesmo, eram as oito novas salas construídas ao lado do prédio antigo. Durante o dia dezenas de pessoas que se uniram em mutirão para efetuar a limpeza e ajudar nos preparativos para que na hora da inauguração tudo estivesse impecável. Já passavam das 14 horas e uma pá mecânica trabalhava com pressa, afastando os entulhos e matos para dar uma melhor aparência ao ambiente. 








O contraste: nova e a antiga escola Santo Antônio.

Digamos que neste caso, o lado esquerdo simboliza uma escola fora do ano eleitoral

e o lado direito uma escola em ano eleitoral - Foto Ronilson Santos



Enfim, a tarde a partir das 17 horas lá estava o prefeito juntamente com a secretária Dilma Serrão para inaugurar a obra. Em tudo se parece com a eleição presidencial de 2010. Assim como Dilma Rousseff se destacou ao lado do Lula frente às obras do PAC, Dilma Serrão tem se destacado ao lado do prefeito Geraldo Pastana inaugurando escolas e fazendo um trabalho frente a secretaria de educação que tem sido bastante elogiado, principalmente pelos funcionários da referida secretaria. 




Escola Santo Antônio sendo inaugurada - Foto Ronilson Santos


E assim, com esta inauguração Dilma Serrão "deixa" a secretaria, não para pendurar as chuteiras e sim para correr contra o tempo e tentar ganhar a eleição de outubro. Alguns temiam que algum ex-secretário(a) assumisse a secretaria, porém conforme previmos aqui no blog o secretário seria alguém de confiança da Dilma, até porque a Secretaria de Educação está para Dilma Serrão assim como o PAC estava para Dilma Rousseff. 






Confirmando a nossa tese, quem assumiu a secretaria nesta manhã (09/04/2012) foi o professor Luciano Gomes, alguém da alta confiança da secretaria Dilma.





Com isto, o prefeito Geraldo Pastana vai tentando traçar, em tudo, o mesmo caminho seguido por Lula, deste as inaugurações em ano eleitoral ao nome da candidata. Haja vista que assim como Lula conseguiu,  Pastana também quer ter uma Dilma como sucessora. O caminho traçado é bem parecido, só não podemos dizer ainda se o resultado será o mesmo.





Por falar neste assunto, lembrei de um grande belterrense chamado Ruy Lobo. É que após o prefeito inaugurar a escola Santo Antônio ele postou no Facebook o seguinte comentário: "É impressão minha ou o Prefeito acumulou tijolo, cimento, areia, etc, por 7 anos, e agora está entregando 260 escolas por dia? É claro que não tem a ver com ano de eleição, como muitos maldosos podem pensar..." O resultado vocês já imaginam não é? A hipérbole do Ruy causou polêmica no grupo Belterra (no Facebook) e até agora mais de 117 pessoas já comentaram... uns defendendo e outros criticando o prefeito. 





E assim eu vou terminando minha postagem... mas continuo defendendo eleições A CADA QUATRO ANOS, no âmbito federal, estadual e municipal, sem direito á reeleição.




Clique aqui e envie sua sugestão de postagem ou denúncia

Postar um comentário

0 Comentários