Anúncio

[ UFOPA ] Congresso estatuinte: um importantíssimo passo para a aprovação de um estatuto 100% democrático


A próxima semana será uma das mais importantes para a Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.







Do dia 02 à 05 de abril a comunidade acadêmica, dando um exemplo de democracia na primeira universidade do interior da Amazônia, estará reunida para discutir o estatuto da UFOPA. 





O evento é aberto ao público e contará com a participação das três categorias da universidade: Técnicos em Administração, discentes e docentes. Cada categoria, também escolheu delegados para lhes representarem. Estes terão direito ao voto. Sem dúvida nenhuma, a aprovação deste estatuto discutido de uma forma tão participativa e democrática, poderá elevar a UFOPA ao "pódio da democracia".





Leia abaixo a notícia publicada no site da UFOPA e entenda melhor:







A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a sociedade local terão a oportunidade de conhecer e debater a minuta do estatuto da instituição, durante o Congresso Estatuinte, que ocorrerá de 2 a 5 de abril. Elaborada pela Comissão de Discussão e Elaboração do Estatuto da UFOPA, a proposta teve a contribuição de técnicos administrativos, professores e alunos.









Com o tema "Construindo o Estatuto da UFOPA", o Congresso é a culminância dos trabalhos da Comissão, iniciados em 2010. Luís Alípio Gomes, vice-presidente da Comissão, explica que o Estatuto "é a carta magna na constituição de uma universidade, é o documento que confere a existência legal da instituição". Ele traz as definições das políticas de pesquisa, ensino e extensão, de estrutura, organização, gestão de patrimônio e finanças, entre outros assuntos.





O primeiro dia do evento contará com um painel de contextualização da Comissão Estatuinte, discussão e aprovação do Regimento Interno e plenárias de eixos temáticos, que tratarão dos cinco grandes temas do Estatuto. Nos demais dias será realizada a Plenária Final, momento em que será feita a deliberação das propostas.





No final de 2011 ocorreu uma assembleia geral em que cada categoria (técnicos, docentes e discentes) elegeu 20 delegados e outros 20 suplentes, com poder de voto. "Isso não significa que a comunidade acadêmica geral não possa participar. Pode e deve contribuir, com direito a voz", afirma Alípio. "Ela é formadora de opinião e pode influenciar no processo de decisão", garante ele, reforçando o convite à comunidade.





Após o Congresso Estatuinte, a Comissão irá sistematizar o conteúdo aprovado e encaminhá-lo à Reitoria da UFOPA e, em seguida, ao Conselho Universitário.





O Congresso Estatuinte será realizado de 2 a 5 de abril de 2012, no Auditório do Campus Tapajós, em Santarém (PA), e é aberto ao público. (Fonte: ASCOM/UFOPA).




Clique aqui e envie sua sugestão de postagem ou denúncia

Postar um comentário

0 Comentários