MEC cancela o ENEM que aconteceria no mês de abril - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MEC cancela o ENEM que aconteceria no mês de abril


No ano passado foi prometido que este ano haveria duas edições do ENEM. A primeira aconteceria no mês de abril. Para muitos estudantes isto seria uma oportunidade a mais. Pois, os mesmos fariam o ENEM em abril, e tentariam melhorar a sua própria nota segunda edição do ENEM. É uma pena, que tudo não passou de promessa, e o ENEM de abriu na noite desta sexta foi pro beleléu. Claro que eles arrumaram um jeitinho de cancelar o ENEM de abril. Conseguiram uma empresa para fazer uma avaliação e esta "detectou" que o MEC não conseguiria fazer duas edições do ENEM por ano... 



Veja a notícia publicada pelo TERRA:





Na noite desta sexta-feira o Ministério da Educação (MEC) afirmou que a primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi cancelada. De acordo com o ministério, a empresa Modulo Security, de gestão de risco, fez uma avaliação e concluiu que a realização de duas edições em 2012 sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame. 





O diagnóstico foi feito depois de consultar todas as entidades envolvidas na organização da prova: o consórcio Cespe-Cesgranrio, os Correios e a gráfica responsável pela impressão dos materiais. Diante disso, o governo decidiu abortar os planos de aplicar uma prova por semestre em 2012. Apenas uma edição será realizada neste ano, em novembro, nos dias 3 e 4.





Há pouco mais de uma semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, sinalizou sobre a possibilidade de cancelamento das provas previstas para 28 e 29 de abril. Desde que o MEC deu início ao projeto de substituir o Enem pelos vestibulares tradicionais das instituições públicas, em 2009, a intenção era que o exame fosse aplicado uma vez por semestre para dar mais chances aos estudantes.





Ontem, o ministro disse que as novas exigências feitas pela Justiça em relação à prova inviabilizariam a organização de um Enem extra. Decisão da Justiça Federal no Ceará a pedido do Ministério Público Federal no estado determinou que o Inep disponibilize para todos os participantes do Enem 2011 a cópia da correção da redação. Segundo Haddad, o Inep não tem condições tecnológicas de conceder vista das provas aos 4 milhões de estudantes que fizeram o exame. A Advocacia-Geral da União (AGU) já recorreu da decisão.





O edital do Enem não prevê que o estudante possa pedir revisão da nota obtida na redação, por isso, muitos candidatos entraram com ações na Justiça pedindo vista da prova e, em alguns casos, revisão da pontuação. No ano passado, o MEC firmou um acordo com o Ministério Público Federal no Distrito Federal para que os estudantes pudessem ter acesso às redações corrigidas a partir do Enem de 2012, o que segundo a pasta estará garantido. (Fonte: Terra )




Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad