[ BELTERRA ] Usar capacete pra que? A maioria dos motociclistas belterrenses não usam capacete - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

[ BELTERRA ] Usar capacete pra que? A maioria dos motociclistas belterrenses não usam capacete


Mais um vez o município de Belterra ganhou destaque na imprensa, devido a situação do trânsito. Desta vez, quem noticiou foi o Portal No Tapajós devido o não uso de capacete pelos motociclistas belterrenses, algo que é muito comum. Aliás, por aqui incomum é alguém usar capacete.








Veja a reportagem do Portal No Tapajós e eu volto logo abaixo:

Santarém - O município de Belterra, localizado a 44 km de Santarém vive uma situação comum nas grandes cidades brasileiras: a inexistência de fiscalização no tráfego de motocicletas. Na cidade, é possível constatar a circulação de duas ou três pessoas sem o acessório de segurança em uma única moto.

Cerca de 100 mototaxistas prestam serviço no município há três anos. Sem fiscalização, o uso do capacete é uma opção para passageiros. “Muitos passageiros não exigem o capacete, não gostam de usar, preferem que a gente ande com ele no braço”, revela o mototaxista Nelcido Costa.
 
Em 2011, foram registradas seis mortes por acidentes de trânsito. A Câmara de Vereadores de Belterra discutiu a situação, mas nenhuma ação foi realizada para mudar o problema.





Foto do Portal No Tapajós







“O prefeito alega que os recursos são poucos para investir na fiscalização, então o governo do Estado deveria se manifestar e fazer um convênio com a prefeitura pra o trânsito se organizar até porque vidas estão sendo ceifadas”, explica o vereador Ulisses Medeiros.

Obrigatoriedade

O uso de capacete é obrigatório pelo condutor e passageiro de motocicleta nos Estabelecimentos de Acesso Público no Estado do Pará conforme disciplina a Lei n º. 7.353/2009.





Voltei




Foto feita recentemente por este blogueiro, mostra duas crianças sendo
transportadas irresponsavelmente por um belterrense.
Foto arquivo do Blog do Ronilson


Além do não uso do capacete, muitos motociclistas não tem carteira nacional de habilitação - CNH. Vale ressaltar que em Belterra tem se tornado comum e frequente acidentes envolvendo motociclistas e que em muito caso tem feito vítimas fatais. 





O Blog do Ronilson já alertou e mais uma vez deixa aqui o alerta: "O trânsito de Belterra tem todos os "ingredientes" necessários para matar mais pessoas em 2012 do que matou em 2011" Até quando Belterra ficará assim? Cadê a fiscalização? Cadê o poder público? Cadê a consciência desses indivíduos que andam de moto pelo meio da rua sem capacete, mesmo sabendo que podem morrer a qualquer momento? Agora, que me desculpem os senhores, sem fiscalização não há cumprimento de lei, no Brasil sempre foi assim. Portanto, é hora do poder público agir.





Leia a postagem que fiz recentemente também sobre o trânsito de Belterra: Belterra - cidade pequena e pacata mas, com um trânsito preocupante


Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad