O trânsito e o transporte público, dois grandes desafios para Manaus - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O trânsito e o transporte público, dois grandes desafios para Manaus




Motorista fala ao celular, enquanto dirige um executivo.
Foto tirada por Ronilson Santos




O trânsito de Manaus e o transporte público, assim como de muitas outras capitais, estão entre os maiores desafios do poder público. 





Para os moradores da Zona Leste de Manaus o trânsito está melhorando, graças à dois viadutos. Um já está pronto - na bola do coroado, como chamam - e outro na bola do São José ainda está em construção. 





Em relação ao transporte, os moradores da Zona Leste dispõem de pelo menos três tipos de transporte público:



1 - LOTAÇÃO: Este transporte é feito por pequenos ônibus, mas estes não vão até ao centro, limitam-se dentro da zona. O lado bom é a rapidez, o lado ruim é a velocidade e o desespero em pegar mais passageiros que os outros. 


2 - ÔNIBUS: O busão em geral bastante lotado é uma das alternativas de se deslocar para o centro e para outros bairros. Porém dependendo da distância que você queira percorrer, terá que descer e subir em vários terminais para poder trocar de ônibus. Outro dia, presenciei uma cena, pena que não pude fotografar, em que várias pessoas disputavam espaço penduradas na porta traseira do ônibus. 


3 - EXECUTIVOS: Estes, também são micro ônibus, a diferença é que estes deslocam-se em direção ao centro, diferente das lotações. A vantagem deste transporte eles tem ar-condicionado e todos passageiros andam sentados, pelo menos era pra ser assim... No entanto, nem sempre isto é cumprido. 





Independente do tipo de transporte, seja coletivo, particular, motos e carros, o que se vê muito mesmo é infração de trânsito, como alta velocidade, a falta do uso do cinto e o uso de celular. Hoje (14) pela manhã, ao fazer uso de executivo presenciei o motorista por três vezes atendendo o celular (Conforme se vê na foto).



Portanto, acho que está passando da hora do governo investir mais no transporte público, principalmente o governo de Manaus, haja vista, que Manaus receberá muita gente em 2014 - durante a copa. A solução não é simplesmente aumentar o número de ônibus e micro ônibus, é investir em metrô para desafogar o trânsito e aumentar também o número de agentes de trânsito para evitar infrações como as que mencionamos acima. Além de aumentar também o número de FISCALIZADORES daqueles que fiscalizam, para evitar o recebimento de propina - algo tão comentado por aqui.







Enviado do meu celular Nokia, direto de Manaus.
Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad