Hoje (28) a Câmara dos vereadores de Belterra vive um clima tenso - Blog do Ronilson

Destaques

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Hoje (28) a Câmara dos vereadores de Belterra vive um clima tenso





Foto do Portal No Tapajós

Hoje(28) a Câmara dos Vereadores de Belterra está em um clima muito tenso, devido à assembleia extraordinária realizada ontem por 8 dos 9 vereadores. Estes votaram pelo afastamento do presidente Ademar Sanches - PT. No entanto, Ademar Sanches não aceita a saída e isto está gerando muitas discussões. Segundo o Blog do Patrocínio, o clima ontem a tarde naquela casa legislativa foi bastante tenso, e ouve até discussões da primeira dama "Toninha" com o vereador Dr. Macedo (DEM). 





Por este motivo, desde a madrugada a Polícia Militar está no perímetro da Câmara para evitar maiores problemas.





Durante todo o dia de hoje, estaremos atualizando este post, com novas informações sobre a situação naquela casa legislativa.





Atualização 08:30





Foto do Portal No Tapajós

Neste momento há várias pessoas na câmara dos vereadores. Estes, tomaram as dependências da Câmara. Segundo nossos informantes, a maioria são funcionários da Prefeitura e partidários e simpatizantes do PT.



Atualização 09:00

Algumas pessoas afirmam que os vereadores arrombaram a porta ontem para poder realizar a sessão. No entanto, outras pessoas afirmam que não houve arrombamento. Estamos checando melhor estas informações.






Foto do Portal No Tapajós

Atualização 09:26

Fonte segura nos informou que a maioria dos manifestantes são servidores da Prefeitura Municipal e parentes destes. Confirmando a atualização que postamos às 08:30.

Neste momento a TV Tapajós, está acompanhando o caso do legislativo belterrense.



Atualização 09:40

Neste momento os vereadores estão trancados na sala de sessões e o "povo" está impedido de entrar.



Atualização 10:09

A TV Guarany terminou de chegar à Câmara Municipal para também fazer a cobertura jornalística. O Grupo Tático da PM também chegou agora a pouco.



Atualização 10:37

Manifestantes passaram a usar o serviço de "alto falantes" do lado de fora da câmara.

A sesão iniciou agora e o Tático já fez a primeira intervenção quando manifestantes tentaram bater no prédio da Câmara.



Atualização 11:10

A sessão terminou. Os vereadores saíram escoltados pela polícia.

A primeira dama Toninha ainda chegou a invadir o plenário, mas foi retirada pela polícia.

Na sessão de hoje, os vereadores aprovaram a LOA 2012 e a cassação da vereadora Zelma do PT ( ex-PMDB) . Esta, era investigada pela CPI da saúde.



Atualização 11:30

Corrigindo: A LOA 2012 ainda não foi aprovada. Ainda haverá outra sessáo extraordinária neste ano, para a aprovação da mesma.



Atualização 11:35

A minestação do "povo" - do PT - em favor do vereador Ademar vai continuar durante todo o dia. Petistas e simpatizantes estão sendo convocados nos quatro cantos de Belterra. Nas próximas horas chegará ônibus de várias comunidades trazendo manifestantes.



Atualização 16:00

A informação que chega agora ao BLOG DO RONILSON é que funcionários da Prefeitura foram chamados pará engrossar a fileira dos manifestantes. Ou seja o "povo" está aumentando à custa do medo de alguns de perder o emprego.



Atualização às 08:30 hs em 29/12/2011 

Manifestantes passaram a noite acampados na Câmara dos Vereadores

Recebemos informações que "o povo" passou a noite inteira na Câmara Municipal dos Vereadores de Belterra. No início da noite eram bastantes pessoas e houve inclusive um "culto" evangélico nas dependências da câmara. Por volta das 23 horas, muitas pessoas foram saindo, no entanto ainda ficaram alguma pessoas acampadas no local durante a noite inteira.



Atualização às 09:10 hs em 29/12/2011 

Vereador Dr. Macêdo troco socos com manifestante





Esta é segunda vez que vereador troca socos na
Câmara de Belterra nos últimos dias.

O vereador Dr. Macêdo (DEM) acaba de trocar socos com o manifestantes Benny - servidor da PMB de Belterra - e foi necessário a intervenção da polícia. Agora, será registrado o Boletim de Ocorrência - B.O. na delegacia de polícia civil. Estes é o segundo "UFC" que ocorre na câmara nos últimos dias. O primeiro foi quando o vereador Reginaldo Lobo, segundo testemunhas, seu um soco no José Nicanor - presidente do PT.

Correção: Eu havia escrito que o Benny é servidor da Prefeitura. No entanto, houve um engano, na verdade ele é servidor da Câmara e estava no seu local de trabalho e não como manifestante.




Atualização às 10:03 hs em 29/12/2011 

Nesse momento os vereadores estão reunidos, trancados no gabinete do presidente, sem sessão "restrita" e o "povo" está manifestando no corredor da câmara.



Atualização às 10:23hs em 29/12/2011 








O Grupo Tático foi acionado para manter a ordem

O Grupo Tático da Polícia Militar acaba de chegar à cidade de Belterra para evitar maiores confrontos.



Atualização às 10:52 hs em 29/12/2011 

Terminou a "sessão isolada", onde os vereadores estavam trancados no gabinete do presidente. Apesar do vereador Ademar Sanches ter se retirado, os 8 vereadores aprovaram a LOA 2012, mas com algumas emendas. Segundo informações, o vereador Ademar convocará uma nova sessão para amanhã (30), mas os provavelmente os 8 vereadores não irão, pois não reconhecem o vereador Ademar como presidente, a não ser que saia uma nova decisão judicial. Para os 8 vereadores, a presidente é a vereadora Nilda Paixão, que assumiu interinamente, após eles terem aprovado o afastamento do vereador Ademar da presidência. Porém, este não aceita a sua saída, e deve convocar uma sessão para amanhã.



A manifestação do "povo" continua no plenário da câmara. Lá estão cantando músicas regionais e etc...



Atualização às 14:08 hs em 29/12/2011 


A justiça decidiu: Ademar continua na presidência do legislativo belterrense

Segundo nossas fontes, a justiça cancelou o afastamento do vereador Ademar Sanches, e estabeleceu multa de 100 mil reais por dia se houver descumprimento. Tentei entrar em contato com  o vereador Ademar mas não consegui, mas parece que seu celular está fora de área. A qualquer momento eu volto com mais detalhes.  Portanto ainda estamos checando esta informação.




Atualização às 14:30hs em 29/12/2011 


Quem quebrou a janela da Câmara Muncipal?

Nossos informantes observaram que uma janela da Câmara foi danificada. Quem quebrou hein? Que tal chamar o Renato Chaves de novo?



Atualização às 14:59 hs em 29/12/2011 


Procura-se a suposta decisão judicial que retornou Ademar Sanches à presidência da Câmara

Já revirei a internet de cabeça pra baixo, já consultei no site da justiça, já liguei pra um, pra dois, pra três para um monte de gente. Ninguém sabe onde está esta suposta decisão judicial que segundo os partidários do PT anula todos os atos dos vereadores nos últimos dias e retorna o vereador Ademar Sanches à presidência da câmara. Segundo nossas fontes, a oposição ainda não foi notificada nem da decisão da desembargadora que saiu no dia 27 quanto mais desta "nova decisão". Portanto vamos esperar, se ela aparecer aqui eu publico na íntegra.




Atualização às 16:14 hs em 29/12/2011 


Cidadão teve sua moto danificada por manifestantes? 


O comerciante Lúcio teve sua moto quebrada nas imediações da câmara. Ou seja, mais um caso de polícia.




Atualização às 16:14 hs em 29/12/2011 


O prefeito Geraldo Pastana acaba de "exonerar" a secretária de saúde Zelma Macedo, que estava na secretaria de saúde. Agora ela voltará à ocupar uma vaga na Câmara dos Vereadores e ocupará a vaga que o Betão estava. Zelma volta à câmara após ser cassada por 8 dos 9 vereadores, após esta ser investigada pela CPI saúde. No entanto, como segundo informações, a justiça anulou os atos dos vereadores, Zelma volta triunfante. Bem como o vereador Ademar que também voltará à presidência daquela casa após ser afastado da presidência acusado de corrupção. Este já convocou uma Sessão extraordinária para amanhã para aprovar novamente a LOA 2012, haja vista que a aprovação de hoje de manhã não valeu.






Atualização às 17:36 hs em 29/12/2011 


O BLOG DO RONILSON acaba de ter aceso à decisão judicial que invalida todos os atos praticados pelos 8 vereadores, como afastamento do vereador Ademar Sanches, cassação da Zelma e a aprovação da LOA. Click aqui e veja a decisão judicial.









Agradecimentos: Gostaria de agradecer à todos os colaboradores do Blog do Ronilson que estão nos enviando SMS, e-mail ou ligando. Obrigado à todos. Você também pode colaborar. Participe!



Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Portal Blog do Ronilson, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad